Museus no Brasil

Museu-Real2

Museu Real

No Brasil, os espaços museológicos surgiram no século XVII, durante o período de dominação holandesa, com o museu do palácio Vrijburg, na cidade de Recife em Pernambuco. Em 1784, é criada a Casa de Xavier dos Pássaros, um museu de história natural da cidade do Rio de Janeiro. Isso mostra como já havia o interesse museal no Brasil desde o período colonial e com a vinda da família real portuguesa, em 1818, é criado o Museu Real, atual Museu Nacional. O Museu Real foi criado na perspectiva de transplantar a memória e os ambientes da civilização europeia para a nova sede da metrópole, se utilizando de equipamentos culturais representativos desses ambientes. O Museu agregou instrumentos, máquinas e acervos provenientes de diferentes gabinetes e as coleções remanescentes da extinta Casa de Xavier dos Pássaros e, posteriormente, de acervos dos naturalistas que viajaram pelo Brasil (Chagas, 2006, Lopes, 2009). Com suas coleções iniciais de ciências naturais, o Museu Real já era conhecido como um museu de ciências, como foi publicado no primeiro número de sua revista Archivos do Museu Nacional, em 1876: “O Museu Nacional é destinado ao estudo da história natural, particularmente do Brasil e ao ensino das ciências físicas e naturais sobretudo em suas aplicações à agricultura, indústria e arte”.

Seguindo a linha dos museus de história natural europeus, foram criados outros dois grandes museus no país: o Museu Paraense, atual Museu Emilio Goeldi, em 1891, e o Museu Paulista, em 1894. Infelizmente, os três museus decaíram nos anos 20 do século XX, devido à fadiga de seus modelos e propostas. Quando se renovou, o Museu Paulista perdeu a sua característica de museu de história natural com a transferência de suas coleções de biologia para o Instituto Biológico em 1927, e de zoologia, para a Secretaria de Agricultura em 1939. Posteriormente, foi integrado à Universidade de São Paulo. Já o Museu Paraense Emilio Goeldi, se fortaleceu enquanto instituição de pesquisa estadual. Em 1946, o Museu Nacional passou a fazer parte da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Atualmente, os museus brasileiros são acompanhados pelo Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM), criado em 2010, após aprovação da lei que instituiu o Estatuto de Museus do Brasil, em 2009, no âmbito da Política Nacional de Museus, aprovada em 2007 (Brasil, 2007). O IBRAM organiza o cadastro dos museus brasileiros e as políticas museológicas nacionais por meio da plataforma museusbr (http://museus.cultura.gov.br/). Além do sistema nacional, vários estados, e também, municípios, possuem sistemas de museus que visam organizar e implementar políticas de integração e incentivo aos museus.

 Quinta da Boa Vista

Museu Nacional

Estes dois guias apresentam Centros e Museus de Ciência do Brasil:

http://www.museudavida.fiocruz.br/images/Publicacoes_Educacao/PDFs/centrosemuseusdecienciadobrasil2015novaversao.pdf

http://www.museudavida.fiocruz.br/images/Publicacoes_Educacao/PDFs/GuiaMuseusdeCiencia2005.pdf