O Museu
MCTAD
O Museu Alexis Dorofeef é um espaço de inclusão social incentivador da educação, da construção do conhecimento e de atitudes que valorizam e prezam o meio ambiente e os solos. Seguindo a visão do estudo dos solos como gerador para a Educação Ambiental e se organizando em três eixos conceituais – O Sistema Terra: dinâmica e processos, Recursos Minerais: uso econômico e impactos ambientais e Solos: conhecer para conservar -, o MCTAD busca sempre compartilhar aprendizados e compreensão sobre a importância dos nossos solos por meio de atividades interativas com toda a comunidade.
Com isso, o Museu de Ciências da Terra Alexis Dorofeef se desenvolveu como um espaço de educação ambiental e de divulgação científica, valorizando a construção e democratização dos saberes. Dessa forma, o Museu é um espaço de grande influência no contexto das questões ambientais e na popularização desse tema tão importante em todo o mundo.
Um pouco da história do Museu…
História do MCTAD: a inspiração e o começo
História do MCTAD: a criação e o desenvolvimento
História do MCTAD: o resultado e a continuidade
O Museu de Ciências da Terra Alexis Dorofeef é composto por estudantes e professores que acreditam na importância da valorização da educação, dos direitos humanos, dos seres vivos, da natureza, do solo! Consideramos e acreditamos que museus são espaços de identificação, de construção de conhecimento, de diálogo e convívio. Por isso, prezamos sempre a interação em nossas atividades e, assim, mantemos nosso MCTAD vivo!
Todos que fazem e fizeram parte levam lembranças e aprendizados para a vida. É como costumam dizer… “Saímos do Museu, mas o Museu não sai da gente…”
Nossa Equipe:
Coordenação:
Curador: Hidelblandi Farias de Melo
Voluntária: Cristine Carole Muggler
Colaboradores:
Edgar Batista de Medeiros Júnior
Isabela Cristina Filardi Vasques
Estagiários:
Caio Rodrigues Ferreira
Déborah Xavier Queiroz
Isabela Barbosa Cesário Aguiar
Izabela Maria dos Santos Silva
Kamilla Ariadne Pinto Silva
Lívia Moreira Couto
Apoio administrativo:
Renato Márcio de Souza Vianna