História do MCTAD: a criação e o desenvolvimento

Na década de 80, Cristine Muggler e Luciana Maria Lopes, professoras do Departamento de Solos (DPS) da Universidade Federal de Viçosa (UFV), e, posteriormente, a professora Irene Maria Cardoso visualizaram naquele acervo a possibilidade de expansão das atividades além do apoio pedagógico às aulas ministradas na Universidade. A partir disso, foram vários dias e noites limpando, organizando e catalogando cada peça existente.

Depois de muito trabalho, no dia 15 de dezembro de 1993, o Museu de Minerais, Rochas e Solos Alexis Dorofeef foi criado! Construído para ser um Centro de Referência na Zona da Mata mineira, o Museu tinha como objetivo conservar, valorizar e socializar o seu acervo, através da exposição e de atividades educativas.

Porém, as professoras sentiam que era necessário agir mais na popularização desses temas junto à comunidade viçosense e, somado à visão de que aquele Museu poderia se tornar ainda mais significativo, elas se propuseram a desenvolver algo mais. Dessa forma, em 2000, foi criado o Programa de Educação em Solos e Meio Ambiente (PES), um programa de extensão do DPS, que agrega estudantes, professores e técnicos de diferentes áreas do conhecimento. O objetivo comum era trabalhar temas de Solos e Meio Ambiente em atividades com escolas públicas, visitas monitoradas e programas de capacitação de professores.

O fortalecimento das atividades do PES junto às escolas levou o Museu a um crescimento de potencialidades. Era hora de mudar novamente e ampliar suas atividades. Em 2005, quando a abordagem das Ciências da Terra cresceu dentro do contexto dos temas ambientais, o Museu readequou sua temática e metodologia e ampliou a sua denominação para Museu de Ciências da Terra Alexis Dorofeef (MCTAD), reorganizando sua temática e exposição em torno de três eixos conceituais: O Sistema Terra: dinâmica e processos; Recursos Minerais: uso econômico e impactos ambientais; e Solos: conhecer para conservar. A partir de então, o Museu se assumiu como um espaço de educação ambiental e de divulgação científica, valorizando a construção e democratização dos saberes e cultivando parcerias com grupos da Universidade e com os Movimentos Sociais.

No ano de 2007, o Museu começou a participar da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), compartilhando exposições e atividades relacionadas aos temas das Semanas. Com isso, o interesse nas exposições fez com que, no ano seguinte, o MCTAD iniciasse a sua itinerância. Em 2009, o Museu deu início à “Feira do Conhecimento de Viçosa”, evento anual realizado devido à interação entre as escolas públicas de educação básica e a universidade.