O nosso MCTAD atualmente

O Museu de Ciências da Terra Alexis Dorofeef (MCTAD) foi criado pela visão, pela vontade e pelo sonho de um ambiente que pudesse expor um acervo enriquecedor e pelo devaneio do que mais poderia ser realizado naquele lugar, sempre pensando na admiração e no conhecimento que poderia levar às pessoas. Seguindo essa missão, MCTAD se tornou um espaço de descobertas e de aprendizagem sobre o nosso planeta e, se organizando em três eixos conceituais – O Sistema Terra: dinâmica e processos, Recursos Minerais: uso econômico e impactos ambientais e Solos: conhecer para conservar -, o Museu se desenvolveu como um espaço de educação ambiental e de divulgação científica, valorizando a construção e democratização dos saberes.

Localizado na antiga vila de professores da Universidade Federal de Viçosa (UFV) e vinculado ao Departamento de Solos (DPS) da universidade, o Museu atende às comunidades de Viçosa e região devido, principalmente, ao Programa de Educação em Solos e Meio Ambiente (PES), um programa de extensão do Departamento de Solos, que agrega estudantes, professores e técnicos de diferentes áreas do conhecimento com o objetivo comum de trabalhar temas de Solos e Meio Ambiente a partir da realização de exposições, eventos, atividades de educação ambiental, divulgação das Ciências da Terra, visitas monitoradas e desenvolvimento de projetos. As ações e os projetos voltados às escolas de educação básica, as oficinas temáticas, os minicursos, as exposições itinerantes acompanhadas por oficinas de formação de monitores (responsáveis pelo atendimento de visitas) percorrem diversas cidades e eventos.

Com isso, a formação profissional e cidadã de sua equipe são destaques nas realizações do Museu e proporcionam trabalhos muito enriquecedores, como “A Terra, um planeta especial”, uma exposição que apresenta a diversidade dos minerais e rochas que constituem o nosso planeta; “Solos: evolução e diversidade”, ensina as características e a importância dos solos e “Da Pedra à Flor”, mostra os ciclos naturais que formam os solos e produzem a vida na Terra.

O movimento Conhecer e Gostar de Solos visa levar à educação básica, e ao público em geral, o tema Solos e ressignifica isso por meio de atividades interdisciplinares – oficinas temáticas, capacitação de professores, exposições itinerantes – nas escolas, nos espaços públicos e no Museu. O espaço Proibido Não Tocar é muito importante e interativo, no qual os visitantes podem manusear as tintas de solo e se inspirarem na criação e, dessa forma, no conhecimento. Outro espaço muito reconhecido que o Museu conservou e sediou por muito tempo é a Conviverde, a Sala Verde de Viçosa ligada à Diretoria de Educação Ambiental do Ministério do Meio Ambiente, um espaço com livros, filmes, publicações e jogos que ficavam disponíveis para o uso durante a visita ao Museu ou eram emprestados após a realização de um cadastro. Além disso, o MCTAD desenvolve e produz kits e materiais didáticos para que suas atividades e das escolas parceiras fiquem ainda mais completas e possam despertar cada vez mais o interesse de crianças e adultos em participarem.

 

Dessa forma, o Museu tem como motivação socializar, partilhar, conservar, dar acesso aos materiais, espaços e conhecimentos da Universidade e, assim, pôde se desenvolver e expandir ainda mais no campo educacional, especialmente nas atividades em parceria com escolas. Com isso, foi possível cultivar parcerias com grupos da Universidade, Movimentos Sociais e projetos, além de conservar, valorizar e socializar o seu acervo através da exposição e de atividades interativas e educativas.

O Museu de Ciências da Terra Alexis Dorofeef é um museu e um espaço de inclusão social que estimula a educação, a construção do conhecimento, de valores e atitudes comprometidas com o meio ambiente. Com todas as atividades realizadas e oferecidas e seguindo a visão do estudo dos solos como gerador para a Educação Ambiental, o espaço é de forte influência no contexto e na popularização dos temas ambientais.

© 2020 Universidade Federal de Viçosa - Todos os Direitos Reservados